Frentes de pesquisa

Título: Didática da História: sujeitos, saberes e práticas

Descrição geral e Objetivo: Essa pesquisa consiste num projeto amplo destinado a investigar o significado contemporâneo da Didática da História em suas diversas facetas, no contexto de mudança de paradigmas, de uma disciplina voltada aos métodos e técnicas de ensino para uma disciplina voltada à aprendizagem da história, escolar e não-escolar, e envolvida com a Teoria da História e os usos sociais do conhecimento histórico, A pesquisa procura englobar investigações multifacetadas sobre três pólos fundamentais da relação de ensino e aprendizagem em História: quem faz o ensino de História, ou seja, quem são, o que pensam e como agem professores e alunos diante do desafio de produzir o conhecimento histórico escolar, o pensar historicamente, e como o fazem, ou seja, que métodos e recursos utilizam diante dessa finalidade. Os conhecimentos sobre o tema se produzem na interação entre os sujeitos envolvidos (pesquisadores, professores e alunos) diante dos desafios da prática, procurando reflexões aprofundadas a partir do atendimento às necessidades imediatas. Para dar conta dessa problemática, o projeto articula-se em torno de três eixos que congregam diferentes pesquisadores em processo de colaboração: o eixo formação de professores de História, o eixo práticas de ensino formais e não- formais e o eixo de aprendizagem de História e consciência histórica.
Coordenador: Luis Fernando Cerri
Ano de início: 2007
Situação: em andamento
Referencial teórico: O projeto sustenta-se teoricamente no conceito de consciência histórica, construído por autores como Jörn Rüsen e Agnes Heller, entre outros. Esse conceito naturalmente extrapola a educação escolar, e é a partir dela que são enfocadas as formações de professores e de alunos, entendidos como sujeitos integrais, cuja identidade vai além de sua vinculação escolar e de seus conhecimentos históricos. Desta forma, os usos sociais do conhecimento histórico, a percepção da cidade e da comunicação de massa como fatores educativos são privilegiados.
Tipos de pesquisas que o projeto envolve:
O eixo formação de professores dedica-se ao enfrentamento das questões sobre como os professores aprendem e como utilizam o saber histórico, seja no trabalho específico de ensinar história, seja em suas próprias vidas. Há especial atenção aos alunos de Licenciatura em História, envolvidos em projetos de prática de ensino que são registrados e interpretados, tanto em seu processo (seu caráter formativo dos futuros professores) quanto em seus resultados práticos de produção de saberes para e sobre o ensino de História. Esse eixo tem como metodologias privilegiadas a pesquisa-ação (por exemplo, no olhar sobre os alunos da licenciatura tornando-se pesquisadores porque professores e a produção conjunta de pesquisas com eles, sobre a realidade educacional) e as entrevistas, em seus variados métodos e abordagens.
O eixo práticas de ensino formais e não- formais procura investigar as mensagens, discursos e práticas que têm por objetivo (declarado ou velado, consciente ou inconsciente, exclusivo ou em associação com outros saberes) influenciar a formação e a reprodução da consciência histórica dos sujeitos. Abordam-se, portanto, os métodos, espaços, instituições, recursos e discursos que buscam articular passado, presente e futuro numa perspectiva que dê um determinado sentido ao tempo. Metodologicamente, esse eixo privilegia a análise de materiais didáticos, lugares de memória, produção editorial (científica e de divulgação, além da produção didática) e diversas linguagens midiáticas.
O eixo aprendizagem de História e consciência histórica dedica-se, por sua vez, aos resultados dos processos de ensino e dos processos autodidatas de formação da identidade, da consciência e do pensamento histórico, cuja compreensão é essencial para produzir contribuições efetivas em termos de projetos coletivos de formação.
Metodologias a serem empregadas: as metodologias variam conforme os subprojetos.
Resultados esperados (o que se espera alcançar)
Indicação de site ou blog: http://gedhiblog.blogspot.com/
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, didática da história, consciência histórica

Subprojetos atuais (em andamento)
a) Título do Projeto: Jovens brasileiros e argentinos diante da História (pesquisa quantitativa envolvendo professores e alunos)
Coordenador: Luis Fernando Cerri
Início: 2007
Financiamentos: Fundação Araucária: Auxílio Financeiro (2007-2009) e Bolsa de Pesquisador (2007-2008)

b) Narrativa e consciência histórica: um estudo a partir da escrita de estudantes (MESTRADO - pesquisa qualitativa a partir de questionários e grupos focais)
Responsável: Gláucia Marília Hass
Início: 2009
Financiamento: CAPES - Bolsa DS

c) O impacto do pensamento de Jörn Rüsen na pesquisa e nas normativas educacionais (MESTRADO - pesquisa bibliográfica e estudo documental)
Responsável: Wilian Baron
Início: 2010
(Sem financiamento)

d) Identidade, cultura e educação de adultos quilombolas (MESTRADO - pesquisa etnográfica em educação)
Responsável: Ricardo Grokorriski
Início: 2010
(Sem financiamento)