Teses e dissertações

Nessa página estão listadas as teses e dissertações produzidas no âmbito do GEDHI ou apoiadas pelo grupo no seu processo de elaboração.

  • Wilian Carlos Cipriani Barom. Didática da História e consciência histórica: pesquisas na pós-graduação brasileira. (2001-2009). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
  •  Sabrina Plá. Os cotistas negros na Universidade: perfis e representações. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Vanessa Gnata Tavarnaro. Representações de justiça dos alunos do 5o. ano do curso de Direito da UEPG a partir da análise do sistema de cotas raciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Rodrigo Eidam. O processo pedagógico e a formação do imigrante alemão nas colônias de Bom Jardim do Sul e Wittmarsun (Paraná). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Marcos Roberto Kusnick. A filosofia cotidiana da História: uma contribuição para a Didática da História. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Caroline Pacievitch. "Nem sacerdotes, nem guerrilheros": consciência histórica de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Maria Antônia Marçal. "Quem vai me ensinar de novo? - Os homens se educam em comunhão" - experiências de constituição docente através de grupos de estudos de professores de História (2004-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Janaína de Paula do Espírito Santo. No ciclo eterno das mutáveis coisas - A proposta de História de Rocha Pombo e as relações com as obras didáticas atuais. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Selma de Fátima Bonifácio. História e(m) quadrinhos: análises sobre a História ensinada na arte seqüencial. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Angela Ribeiro Ferreira. Representações da História das Mulheres no Brasil e, livros didáticos de História. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
  • Maria Rosa Chaves Künzle. O ensino de História e conceito de nação. 2003. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
  •  Luis Fernando Cerri. Ensino de história e nação na publicidade do milagre econômico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Ernesta Zamboni.