segunda-feira, 7 de março de 2016
Reuniões 2016
As reuniões ocorrem nas quintas feiras abaixo listadas, às 14 horas, no Bloco de História e Artes, no Campus de Uvaranas. Seja bem vindo(a).
10 e 31 de Março
14 e 28 de Abril
12 e 13 de Maio - minicurso no 7o. Simpósio de Humanas da UEPG
19 de Maio
9 e 30 de Junho
14 e 28 de Julho
11 e 25 de Agosto
8 e 29 de Setembro
13 e 27 de Outubro
10 e 24 de Novembro
(entre 21 e 25 de Novembro acontecerá o VII Ciclo de Seminários em Didática da História tendo por tema o projeto Jovens e a História, para apresentação pública de seus resultados)
8 de dezembro - avaliação anual.
10 e 31 de Março
14 e 28 de Abril
12 e 13 de Maio - minicurso no 7o. Simpósio de Humanas da UEPG
19 de Maio
9 e 30 de Junho
14 e 28 de Julho
11 e 25 de Agosto
8 e 29 de Setembro
13 e 27 de Outubro
10 e 24 de Novembro
(entre 21 e 25 de Novembro acontecerá o VII Ciclo de Seminários em Didática da História tendo por tema o projeto Jovens e a História, para apresentação pública de seus resultados)
8 de dezembro - avaliação anual.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
GedhiTube "Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas
"Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas"
Através do canal da ANPUH no youtube, estão disponíveis as conferências realizadas na Universidade de São Paulo no último mês.
Mesa da Manhã:
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)
Circe Bittencourt (USP)
Mauro Cezar Coelho (UFPA)
Mesa da Tarde:
Ana Maria Monteiro (UFRJ)
Kátia Abud (USP)
Luís Fernando Cerri (UEPG)
Fernando Seffner (UFRGS)
Através do canal da ANPUH no youtube, estão disponíveis as conferências realizadas na Universidade de São Paulo no último mês.
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)
Circe Bittencourt (USP)
Mauro Cezar Coelho (UFPA)
Ana Maria Monteiro (UFRJ)
Kátia Abud (USP)
Luís Fernando Cerri (UEPG)
Fernando Seffner (UFRGS)
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Curso básico de SPSS
O Grupo de Estudos em Didática da História irá realizar no próximo dia 07 de maio (quarta-feira), a partir das 14 horas, o curso básico do software SPSS (Statistical Packpage for the Social Sciences), ferramenta utilizada para operação de dados na pesquisa quantitativa e que pode ajudar no desenvolvimento de análises do projeto "Jovens e a História no Mercosul".
A atividade será na salas 67 ou 68 da Central de Salas (bloco de História e Artes). É indispensável que os participantes levem seus computadores.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Seminário Especial: "História, memória e educação na Argentina."
Nos dias 22 e 23 de novembro o GEDHI promove o seminário especial "História, Memória e Educação na Argentina", atividade que será conduzida pela Prof.ª
Maria Paula Gonzalez (UNGS – CONICET, Argentina), evento conjunto do PPGEducação e PPGHistória. Carga horária: 15 horas.
Ementa
História,
memória e educação. História e memória: oposição, analogia ou diálogo. Memória
e esquecimento. Memória e memórias: lutas e construções. Os “trabalhos da
memória”. A história da memória do passado recente argentino: narrativa, marcas,
silêncios e omissões sobre a ditadura militar. Passado recente em
historiografia e educação em Argentina. Passado recente na historiografia e na educação
em Argentina. História recente na escola: saberes e práticas das escolas e
professores. Os desafios da história, da memória e do ensino da história recente
na Argentina.
Programa
Encontro 1- Quinta-feira, 22 de novembro,
14 h.
a-
O que entendemos por memória.
História e memória: oposição, analogia ou diálogo. Memória e esquecimento. Memória e memórias: lutas e
construções. Os trabalhos da memória.
Leituras
**Jelin, Elizabeth (2002). “¿De qué
hablamos cuando hablamos de memorias?” en Los trabajos de la memoria
(pp. 16-37) Madrid: Siglo XXI. Madrid, 2002.
**Traverso,
Enzo (2007). “Historia y Memoria: Notas sobre un debate” en Marina
Franco y Florencia Levín (comps.): Historia reciente. Perspectivas y
desafíos para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós.
b- A história da memória do passado recente argentino:
narrativa, marcas, silêncios e omissões sobre a ditadura militar.
Leituras
**Cerruti, Gabriela (2001). La
historia de la memoria. Entre la fetichización y el duelo. En Revista
Puentes, año 1, nº 3, págs. 14-25. La Plata: Comisión provincial
por la memoria
**Lvovich, Daniel & Bisquert, Jacquelina (2008). La
cambiante memoria de la dictadura. Los Polvorines: UNGS-Biblioteca
Nacional (págs. 79-93) (Disponível na biblioteca da UEPG)
Encontro 2- Sexta- feira, 23 novembro, 9
h.
a- Passado recente na historiografia e educação na
Argentina.
Leituras
**Finocchio,
Silvia (2009). Memoria, historia y educación en Argentina: de aprender de
memoria a enseñar para la memoria la historia reciente. En Pagès, Joan &
Gonzalez, M. Paula (comps.) Història, memòria i ensenyament de la història:
perspectives europees i llatinoamericanes (pp. 83-101) Barcelona: Servei
Publicacions UAB. Disponível: http://books.google.com
**Franco,
Marina & Levín, Florencia (2007). El pasado reciente en clave
historiográfica. En Franco, M. & Levín, F. (comps.) Historia
reciente. Perspectivas y desafíos para un campo en construcción.
Buenos Aires: Paidós.
b- História
recente, memória e educação: a cultura normativa e a cultura pedagógica
Leituras
**Jelin, E. y
Lorenz. F (2004) Educación y memoria: Entre el pasado, el deber y la
posibilidad. En Educación y memoria. La escuela elabora el pasado (pp. 1-9).
Buenos Aires: Siglo XXI
Encontro 3- Sexta- feira, 23 novembro, 14
h.
a- História recente na escola: saberes e práticas das
escolas e professores.
Leituras
**Gonzalez, M. Paula (2008).
Los profesores y la transmisión de la historia argentina reciente. Práxis Educativa,
Universidade Estadual de Ponta Grossa, vol.3, 1,17-28. Disponível: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/340/348
b- Os desafios da história, da
memória e do ensino da história recente na Argentina.
**Gonzalez,
M.P. (2007). Los profesores, la enseñanza de la historia y las luchas por la
memoria en la escuela. En Novedades Educativas, año 19, nº 202, 54-56.
**Raggio,
Sandra (2002) Cuando la escuela da la palabra. El rol de la educación formal en
la transmisión del pasado. En Revista
Puentes, Nº 7, 41-46. La Plata: Comisión provincial por la
memoria.
Metodologia
A
metodologia estará sustentada na discussão de textos previamente estabelecidos,
oralmente e por escrito.
Avaliação
A
avaliação será processual e baseada nos registros de participação presencial e não
presencial dos alunos, bem como na efetividade e qualidade da participação nos
seminários. Ao final da disciplina cada aluno deverá apresentar uma produção,
oralmente ou por escrito, em quaisquer formatos previamente acordados entre
professora e estudantes.
Bibliografia
Benitez, Diego
y Mónaco Cesar. “La dictadura militar. 1976-1983” Disponible en red
interdisciplinaria de estudios sobre historia reciente. www.riher.com.ar
Carretero, M y
otros (2007) Ensino da história e
memória coletiva. Porto
Alegre: 2007
**Cerruti,
Gabriela (2001). La historia de la memoria. Entre la fetichización y el duelo.
En Revista
Puentes, año 1, nº 3, págs. 14-25. La Plata: Comisión provincial
por la memoria
De Amézola,
Gonzalo (1999). “Problemas y dilemas en la enseñanza de la historia reciente”, Revista
Entrepasados, año IX, núm. 17. Disponível: http://www.fhuc.unl.edu.ar/olimphistoria/paginas/manual_2009/docentes/modulo3/i-Problemas%20y%20dilemas%20en%20la%20ense%F1anza%20de%20la%20Historia%20reciente.pdf
**Finocchio,
Silvia (2009). Memoria, historia y educación en Argentina: de aprender de
memoria a enseñar para la memoria la historia reciente. En Pagès, Joan &
Gonzalez, M. Paula (comps.) Història, memòria i
ensenyament de la història: perspectives europees i llatinoamericanes
(pp. 83-101) Barcelona: Servei Publicacions UAB
**Franco,
Marina & Levín, Florencia (2007). El pasado reciente en clave
historiográfica. En Franco, M. & Levín, F. (comps.) Historia
reciente. Perspectivas y desafíos para un campo en construcción.
Buenos Aires: Paidós.
Gonzalez, M.
Paula (2005). La historia argentina reciente en la escuela media: un inventario
de preguntas. Entrepasados,
Revista de Historia, 28, 83-100 Disponible en la Red interdisciplinaria de
estudios sobre historia reciente: www.riher.com.ar
**Gonzalez,
M.P. (2007). Los profesores, la enseñanza de la historia y las luchas por la
memoria en la escuela. En Novedades Educativas, año 19, nº 202, 54-56.
**Gonzalez, M.
Paula (2008). Los profesores y la transmisión de la historia argentina
reciente. Práxis Educativa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, vol.3, 1,17-28
(ISSN 1809-4031).
Gonzalez, M.
Paula (2011). La enseñanza de la historia argentina en la escuela secundaria. Una
aproximación a los recortes temáticos de los docentes en torno a la última
dictadura. Reseñas de enseñanza de la historia, 9, 205-236 (ISSN
1668-8864).
**Jelin,
Elizabeth (2002). “¿De qué hablamos cuando hablamos de memorias?” en Los
trabajos de la memoria (pp. 16-37)
Madrid: Siglo XXI. Madrid,
2002.
Jelin,
Elizabeth (2002). Transmisiones, herencias y aprendizajes. En Los trabajos
de la memoria. Buenos Aires: Siglo XXI.
**Jelin, E. y
Lorenz. F (2004) Educación y memoria: Entre el pasado, el deber y la
posibilidad. En Educación y memoria. La escuela elabora el pasado (pp. 1-9).
Buenos Aires: Siglo XXI
**Lvovich, Daniel & Bisquert, Jacquelina (2008). La
cambiante memoria de la dictadura. Los Polvorines: UNGS-Biblioteca
Nacional (selección). (Disponível na biblioteca da UEPG)
Raggio, Sandra
(2004) La enseñanza del pasado reciente.
Hacer memoria y escribir la historia en el aula. En Clio
y asociados, la historia enseñada, nº 8, 123-133.
**Raggio,
Sandra (2002) Cuando la escuela da la palabra. El rol de la educación formal en
la transmisión del pasado. En Revista
Puentes, Nº 7, 41-46. La Plata: Comisión provincial por la
memoria.
Siede,
Isabelino (2007). “Huellas en el cuerpo: compromisos pedagógicos de la
memoria”, En La educación política. Ensayos sobre ética y ciudadanía en la
escuela. Buenos Aires: Paidós.
Todorov,
Tzvetan (2000) Los abusos de la memoria. Buenos Aires: Paidós.
**Traverso, Enzo (2007). “Historia y Memoria: Notas sobre un debate” en Marina
Franco y Florencia Levín (comps.): Historia reciente. Perspectivas y
desafíos para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós.
Assinar:
Postagens (Atom)