Jovens e a História no MERCOSUL

JOVENS E A HISTÓRIA NO MERCOSUL

O projeto de pesquisa “Jovens e a História no MERCOSUL”, financiado pelo CNPq (2010 - 2012) e pela Fundação Araucária (2014- 2016), é um levantamento sobre a consciência histórica, cultura política e percepções da aprendizagem escolar de História de jovens entre 15 e 16 anos na América do Sul. Inicialmente voltado ao MERCOSUL, o projeto hoje conseguiu parceiros também na Venezuela (membro em processo de integração ao MERCOSUL) e Chile (Estado associado), e tem representantes em todos os estados membros do bloco hoje.
O levantamento tem por objetivos principais a produção de um panorama atual sobre as condições e características do ensino de história no Brasil, a construção de condições para os estudos comparativos nacionais e internacionais nesse campo e o mapeamento de temas e problemas que merecem a atenção prioritária dos pesquisadores da área.
A operacionalização da coleta de dados é feita por meio de questionários impressos, para professores e alunos, em uma sala de aula por escola, em sete tipos de escola por município envolvidos.
A pesquisa é parceira do Proyecto Zorzal, desenvolvido sob a coordenação de María Paula Gonzalez e Ernesto Bohoslavski na UNGS, em parceria com a UEPG e a UNIOESTE. No portal do Proyecto Zorzal é possível ter acesso a parte dos dados e trabalhar com eles desagregando os totais e manipulando as variáveis.

ARQUIVOS

Detalhamento da amostra utilizada (atualizado até fev. 2015)


           PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
(Textos baseados em parte ou no todo em dados produzidos pelo projeto)

  1. LUCINI, M. Ensino de História e formação para a cidadania: reflexões sobre a intencionalidade no ensino de história como elemento de formação histórica, política e cidadã. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 55-73.
  2. OLIVEIRA, N.A.S. Concepções de ensino e aprendizagem de História entre jovens estudantes de Florianópolis/SC. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 35-54.
  3. SILVA, C.B.S.; ROSSATO, L. Jovens do Mercosul e suas ideias sobre presente, passado e futuro: notas sobre a formação de sentido histórico. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 11-34.
  4. SIMAN, L.M.C.; TIMÓTEO, H.O.; ANDRADE, J.A.; DINIZ Fo., M.A. Sentidos da história atribuídos por jovens em diálogo com aspectos de uma cultura política e histórica emergentes na cultura escolar. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 74-98.
  5. PACIEVITCH, C. Quais são os sentidos da história? De como alguns jovens latino-americanos avaliaram fatores de mudança na história recente. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 99-118.
  6. CAIMI, F.; MISTURA, L. Representações de estudantes sobre heróis nacionais: histórias conectadas de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 119-139.
  7. ALVEZ CAVANNA, F.; QUIRICI, G. Heróis velhos em uruguaios jovens, In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 140-159.
  8. SANTIAGO, L.A.S. Jovens, identidade e consciência da integração latino-americana. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 160-179.
  9. BAROM, W.C.C. identidade latino-americana e ideologia neoliberal. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 180-216.
  10. RIBEIRO, R.R.; MENDES, L.C.C.; RODRIGUES Jr., O. Pensar e viver a história nas fronteiras: Os jovens, a história (ensinada) e as imagens sobre o continente americano no contexto mato-grossense. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 217-231.
  11. CERRI, L.F. O que todo estudante de história gostaria que seu professor soubesse mas tinha medo de dizer. In: CERRI, LF. (org.) Jovens e a História: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2018, p. 232-259.
  12. BAROM, W.C.C.; CERRI, L.F. Identidade latino-americana e ideologia neoliberal. Práxis Educativa, v. 13, n. 3, 2018.
  13. AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F.  Contenidos y métodos en el aprendizaje histórico en Argentina después de dos décadas de reformas educativas. In:  AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 17-64.
  14. COUDANNES AGUIRRE, M.; RUIZ, M.C. Entre el desconocimiento juvenil y las nuevas demandas de ejemplaridad. Las representaciones sobre los héroes en la Argentina actual. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 65-82.
  15. GARRIGA, M.C.; MORRAS, V.; PAPPIER, V. La conciencia histórica en jóvenes de la Provincia de Buenos Aires. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 83-100.
  16. GARCIA, M.C.; GREGOIRE, G.; SANCHEZ, L. Una mirada local: los jóvenes de Santa Rosa.Cultura histórica /cultura política. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 101-112.
  17. CUESTA, V.; LINARE, C. Los jóvenes, la enseñanza de la Historia y su mirada frente a los procesos de integración regional. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 113-131.
  18. AMÉZOLA, G.A. Veinte años de dictadura. La enseñanza de la última dictadura militar (1976-1983) en las escuelas secundarias de Argentina. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 133-151.
  19. GONZÁLEZ, M.P. La historia escolar y los profesores. Una mirada desde el Mercosur. In: AMÉZOLA, G.A.; CERRI, L.F. (coords.).  Los jóvenes frente a la Historia: Aprendizaje y enseñanza en escuelas secundarias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2018, p. 153-181.
  20. CRUZ, Matheus M. Posicionamiento político de los jóvenes y conocimiento histórico: un estudio empírico en los Campos Gerais, Paraná, Brasil. Clio y Asociados, n. 25, p. 22-33, 2017.
  21. GONZALEZ CALDERON, Fabián  y  GARATE GUERRERO, Camila. El aprendizaje historico en la educación secundária. Jóvenes chilenos y conciencia histórica. Dialogo Andino, n. 53, 2017.
  22. OLIVEIRA, N.A.S. Ensino de história e questões de gênero: observações a partir do projeto Jovens e a História. História hoje, v. 6, n. 12, 2017.
  23. PACIEVITCH, C. What makes the world change? Young people and history. Public history weekly. Berlin, 02 fev. 2017. Disponível em https://public-history-weekly.degruyter.com/5-2017-4/young-people-of-mercosul-factors-of-change-in-history/
  24. PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história. Antíteses. , v. 9, n. 18, p.298-324, jul./dez. 2016.
  25. GONZÁLEZ CALDERÓN, F.; CERRI, L.F.; ROSSO, A. Heróis e cultura histórica entre estudantes no Chile. Revista Brasileira de História. v. 17, mai, p. 179-201, 2016.
  26. CERRI, Luis Fernando. Un bosque encima de la fosa común: dictaduras en la memoria de los jóvenes. In: SÁNCHEZ, L; GARCÍA, M.C.; GRÉGOIRE, G.. (Org.). La enseñanza de la historia en debate: ?enseñar desde el presente o para el presente?. 1.ed.Santa Rosa, Argentina: Editorial de la Universidad Nacional de La Pampa, 2016, v. 1, p. 79-98.
  27. CERRI, L.F.; SILVA, N.L., MACHADO, D.C. Elementos das concepções históricas de estudantes de ensino médio em Araguaína, TO. In: MORAIS, S. P. (org.). Noções históricas: ensino e experiências contemporâneas. São Paulo: Verona, 2016.
  28. BAROM, Wilian C.C. As publicações do projeto Jovens e a História - 2007-2014. História & Ensino. Londrina, v. 22, n. 1, p. 71-90, jan.-jun. 2016.
  29. PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Professores de História e sua relação com a política: uma abordagem comparativa na América do Sul. Opsis. Catalão, v. 15, n. 2, p. 516-536, 2015.
  30. CUESTA, V.; INARE, C. La enseñanza y el aprendizaje de la Historia desde la mirada de los jóvenes en elcono Sur. XV Jornadas Nacionales y IV Internacionales de Enseñanza de la Historia APEHUN, 2014.
  31. MOLAR, J.O.; CERRI, L.F. Eu, tu, eles: passado, política e projeto nas representações de jovens sul-americanos. Atos de Pesquisa em Educação. v. 9, n. 1, jan.-abr. 2014.
  32. CERRI, Luis Fernando. Tipos de geração de sentido histórico - um ensaio com dados quantitativos. In: SCHMIDT, Maria A.; BARCA, Isabel.; URBAN, Ana C.. (Org.). Passados possíveis: a educação histórica em debate. 1 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, v. 1, p. 179-194.
  33. MISTURA, L.; CAIMI, F. Herói, ainda que tardio: uma análise do ensino da história sobre o mito de Tiradentes. Revista Latino-Americana de História, Vol. 2, nº. 6, 2013.
  34. DUARTE, G.; CERRI, L.F. Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Diálogos. Maringá, v. 16, supl. Espec., p. 229-256, dez. 2012.
  35. FERREIRA, A.R; PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Identidade e decisões políticas de jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v. 1, n.1, p. 21-38, 2012.
  36. CERRI, L.F; COUDANNES AGUIRRE, M. Jovens e sujeitos da História. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 125-140, jan./jun. 2011.
  37. CERRI, L.F. O estudo empírico da consciência histórica entre os jovens da Argentina, Brasil e Uruguai. In: Selva Guimarães Fonseca e Décio Gatti Júnior. Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011.
  38. GONZALEZ, M. Paula. Los jóvenes y la historia en la perspectiva de profesores de Brasil, Argentina y Uruguay. Clío & Asociados. La Historia Enseñada 14, 152-166, 2010.
  39.  CERRI, L. F. ;COUDANNES, Mariela. Jóvenes y sujetos de la Historia. Clio &  Asociados, Santa Fe/ La Plata, n. 14, p. 117-128, 2010.
  40. FERREIRA, A. R; PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Identidad y decisiones políticas de jóvenes brasileños, argentinos y uruguayos. Clio & Asociados, Santa Fe/ La Plata, n. 14, p. 129-141, 2010.
  41. CERRI, L. F. ; AMEZOLA, G. El estudio empírico de la conciencia histórica en jóvenes de Brasil, Argentina y Uruguay. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v. 24, p. 03-23, 2010.
  42. CERRI, L.F.; MOLAR, J.O. Jovens diante da História: o nacional e o internacional na América Latina. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.2, p. 161-171, jul.-dez. 2010.
  43. Alvez, Federico; Cerri, Luis Fernando. Ensenanza de historia reciente en Uruguay: pasado y laicidad en el juego de la identidad. Archivos de Ciencias de la Educación  (4a. época). La Plata, v. 3, n. 3, p. 99-112, 2009.
  44. AMEZOLA, G., CERRI, L. F. La Historia del Tempo Presente en las escuelas de Argentina y Brasil. Revista HISTEDBR On-line. , v.32, p.4 - 16, 2008.
  45. CERRI, L. F., AMEZOLA, G. Los jóvenes brasileños y argentinos frente a la enseñanza y el aprendizaje de la Historia. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales (Mérida - Venezuela). , v.12, p.31 - 50, 2007.

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