quinta-feira, 6 de maio de 2010

Resumo - tese

O encontro do dia 13.05 é sobre o trabalho do Oldimar Cardoso.
O texto pode ser baixado no seguinte link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102-01882008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Segue o resumo da tese, abaixo:


CARDOSO, O. P. A Didática da História e o slogan da formação de cidadãos. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007.


O objetivo desta pesquisa é avaliar o slogan educacional “a escola deve formar cidadãos críticos e participativos” enquanto símbolo de um movimento social prático, conforme sugere Israel Scheffler. Esta é uma pesquisa de campo didático-histórica – geschichtsdidaktische Feldforschung – que tem como objeto de estudo as representações de professores de História sobre a educação para a cidadania no contexto escolar. Para analisar esse objeto, esta pesquisa tem como referenciais a teoria das representações de Henri Lefebvre – théorie des représentations –, o conceito de cultura escolar de André Chervel – culture scolaire – e o conceito de cultura histórica de Bernd Schönemann – Geschichtskultur. Esta pesquisa consistiu na observação intensiva de aulas de História de três professores paulistas – ao longo de todo o ano letivo de 2005 – e de cinco professores franceses – durante um estágio de quatro meses no ano letivo 2006-2007. Os acontecimentos dessas aulas foram registrados sob a forma de pelo menos três tipos de fonte de dados: (1) lembranças – headnotes –, apontamentos – scratchnotes – e notas de campo – fieldnotes; (2) registros de campo coletados do material didático utilizado e criado por professores e alunos ou por outros funcionários da escola – fieldnote record –; (3) gravações das aulas durante a observação – recordings –, efetuadas pelo pesquisador em vídeo – no caso dos professores paulistas – ou em áudio – no caso dos professores franceses. Nas escolas paulistas, os acontecimentos foram registrados ainda sob a forma de outros dois tipos de fonte de dados: (4) gravações das aulas em vídeo efetuadas pelos próprios professores sem a presença do pesquisador – fieldnote record – e (5) vídeos das entrevistas concedidas pelos professores logo depois de assistirem às gravações de suas próprias aulas – autoconfrontation simple. Os quatro primeiros tipos de fontes de dados foram configurados de acordo com a definição de Roger Sanjek e sob a metodologia da observação participante interpretativa de Frederick Erickson – interpretive participational observation research methodology – e o último tipo de fonte de dados foi estabelecido conforme a análise de práticas profissionais por autoconfrontação proposta por Yves Clot e Daniel Faïta – autoconfrontation simple. Esta tese analisa a importância da empatia – uma característica central na cultura histórica – para a formação de cidadãos – ou “educação para a cidadania” – e conclui que, nas representações de professores de História, há uma maior dificuldade para desenvolver a empatia diante de pensamentos e sujeitos contemporâneos que divergem da concepção liberal de cidadania, do que diante de pensamentos e sujeitos típicos de outras épocas que também divergem da mesma concepção liberal de cidadania. Nas conclusões desta tese, essa dificuldade estaria relacionada a concepções de “cidadão crítico” presentes nas representações de professores de História. Esta tese também analisa as diferenças entre o “cidadão participativo” e o “aluno participativo”, concluindo que, apesar de esses dois conceitos serem rigorosamente diferentes – na medida em que a escola é uma instituição pré-política e os alunos ainda não são cidadãos –, existe com freqüência uma confusão entre “cidadão participativo” e “aluno participativo” nas representações de professores de História.
Palavras-chave: Didática da História, slogans educacionais, educação para a cidadania.

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