sexta-feira, 18 de agosto de 2017

curso: A prática de ensino desde si próprio

CURSO: A prática de ensino desde si próprio: saber, ensinar, teorizar, pesquisar


DOCENTE: Profa. Ana Zavala – Centro Latino-americano de Economia Humana (CLAEH – Uruguai).

PROPOSTA:
O curso busca aprofundar a relação com o saber ensinado, para o nosso caso, da história, como ponto de partida de qualquer conceitualização relativa a pratica de ensino (da história). Em seguida serão analisadas as posturas teóricas referentes a “ensinar” aos outros o saber que o professor possui e retém. Nestes dois pontos, a relação com os enfoques historiográficos e filosóficos que podem referenciar o saber erudito e o ensinado serão uma presença constante no curso. Nas duas últimas partes serão abordadas algumas perspectivas que só tem sentido tendo transitado pelos pontos anteriores. A teorização da prática de ensino ocupará o centro da discussão, enquanto as perspectivas sobre a pesquisa prática da prática de ensino serão simplesmente assinaladas como um efeito de uma distorção na prática da teorização prática.

PÚBLICO ALVO:
Docentes de história das redes pública e particular de ensino, estudantes de licenciatura desenvolvendo projetos de pesquisa, extensão ou integrados, docentes do ensino superior, pós-graduandos.

DATA: 01 de Setembro de 2017, sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 14 às 18:00h.

LOCAL: UEPG – Campus Central – Sala B 108 (entrada pela rua Cel. Bittencourt)

INSCRIÇÕES: Inscrições gratuitas, por ordem de chegada - 30 vagas – enviar nome completo, vinculação e CPF para lfcronos@yahoo.com.br. Inscrições encerram-se em 23/08/2017. Certificados de 8 horas pelo GEDHI.

OUTRAS ATIVIDADES ABERTAS AOS INTERESSADOS

Conferência: Entre lo historiográfico y lo pedagógico: El desafío de pensar la historia que enseñamos en nuestras clases (quarta, 30/08/17 – 19 horas – auditorio de história ou Hall tecnológico).


Roda de conversa: Cuando los profesores leen los manuales de historia. (quinta, 31/08/2017 – 14 horas – sala a definir.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário