CURSO: A prática de
ensino desde si próprio: saber, ensinar, teorizar, pesquisar
DOCENTE: Profa. Ana Zavala – Centro Latino-americano de
Economia Humana (CLAEH – Uruguai).
PROPOSTA:
O curso busca
aprofundar a relação com o saber ensinado, para o nosso caso, da história, como
ponto de partida de qualquer conceitualização relativa a pratica de ensino (da
história). Em seguida serão analisadas as posturas teóricas referentes a
“ensinar” aos outros o saber que o professor possui e retém. Nestes dois
pontos, a relação com os enfoques historiográficos e filosóficos que podem
referenciar o saber erudito e o ensinado serão uma presença constante no curso.
Nas duas últimas partes serão abordadas algumas perspectivas que só tem sentido
tendo transitado pelos pontos anteriores. A teorização da prática de ensino
ocupará o centro da discussão, enquanto as perspectivas sobre a pesquisa
prática da prática de ensino serão simplesmente assinaladas como um efeito de
uma distorção na prática da teorização prática.
PÚBLICO ALVO:
Docentes de
história das redes pública e particular de ensino, estudantes de licenciatura
desenvolvendo projetos de pesquisa, extensão ou integrados, docentes do ensino
superior, pós-graduandos.
DATA: 01 de
Setembro de 2017, sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 14 às 18:00h.
LOCAL: UEPG –
Campus Central – Sala B 108 (entrada pela rua Cel. Bittencourt)
INSCRIÇÕES:
Inscrições gratuitas, por ordem de chegada - 30 vagas – enviar nome completo, vinculação
e CPF para lfcronos@yahoo.com.br. Inscrições encerram-se em 23/08/2017.
Certificados de 8 horas pelo GEDHI.
OUTRAS ATIVIDADES ABERTAS AOS
INTERESSADOS
Conferência: Entre lo historiográfico y lo pedagógico: El desafío de pensar la
historia que enseñamos en nuestras clases (quarta, 30/08/17 – 19 horas – auditorio
de história ou Hall tecnológico).
Roda de conversa: Cuando los profesores leen los manuales de historia. (quinta,
31/08/2017 – 14 horas – sala a definir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário